segunda-feira, 1 de junho de 2009

Floripa fica de fora da Copa. Alguma Novidade?


Florianópolis, Goiânia, Campo Grande, Belém e Rio Branco não serão cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil.

O anúncio oficial foi feito ontem em cerimônia da Fifa em Nassau, capital das Bahamas.

As 12 capitais escolhidas foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.

O governador Luiz Henrique da Silveira culpou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pela exclusão de Floripa como uma das escolhidas. Para ele, o que pesou foram questões políticas.

Já para a Fifa, em relatório enviado ao Comitê de Florianópolis, o grande problema foi a mobilidade urbana da cidade. As obras planejadas no projeto de candidatura seriam para atender a cidade hoje e até 2014 já não seriam suficientes.

Opinião: Que nossa mobilidade urbana é aquém de muitas cidades, isso é fato, agora usar apenas este argumento para a exclusão da cidade que encanta o mundo é uma atitude no mínimo leviana. Foi uma derrota política, tanto para o governador, como para a candidata do PT, a preferida do Lula ao governo estadual, a senadora Idelí Salvatti. Que Floripa tem muito o que evoluir, isso é verdade. Seria uma ótima oportunidade para isso. Agora não me entra na cabeça, cidades no meio da mata amazônica e no sertão nordestino sediar uma Copa. Por mais importante que seja colocar cidades nas cinco regiões, do que adiantará criar toda uma estrutura que depois não será usada para nada? Quanto dinheiro não será desviado? Faltou imposição da capital catarinense, cidade pequena, mas sim, muito importante. Cidade importante para os turistas extrangeiros, porque para os chefões brasileiros fomos excluídos. Turismo não conta? Acho que não, pelo menos para a Fifa e para a CBF. Quem vim conhecer o Brasil terá que se contentar com a poluição de Sampa, as favelas cariocas, os índios amazônicos e a Juma pantaneira. Por mais problemas que Floripa tenha, é difícil acreditar numa derrota destas. "A queridinha do Brasil" foi traída!

Nenhum comentário:

Postar um comentário