segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Eu na enchente no Vale do Itajaí...


Olá gente,

Estou aqui ainda, ilhado em Timbó, na região de Blumenau. Últimas informações.


O governador Luiz Henrique da Silveira sobrevoa neste momento as cidades atingidas pela enchente no Vale do Itajaí, para verificar a real dimensão dos estragos na região. Há possibilidade de que o Estado decrete Estado de Calamidade Pública. Mesmo com o nível das águas tendo baixado, a situação ainda é crítica na região.

A cada hora aumenta o número de mortos e desaparecidos. Embora a Defesa Civil confirme 49 mortes, o número pode ser muito além. Agora há pouco, no Vale do Itajaí, na cidade de Rodeio, uma família de quatro pessoas foi encontrada morta soterrada. A casa desabou enquanto dormiam. Em Benedito Novo, próximo a Timbó, duas senhoras também morreram oterradas e acabam de ser encontradas.

Em Gaspar, vizinha de Blumenau, há ainda muitos pontos de alagamento. Uma excursão com cerca de 40 turistas está ilhada numa reserva da cidade.

Em Timbó, muitas ruas ainda estão alagadas. As aulas e serviços públicos foram cancelados até que a situação volte a normalidade. o nível do rio benedito chegou a 10m. Neste momento está em 7m30. Uma casa acaba de soterrar no centro de Timbó. Uma família está soterrada. Se a situação persistir, o prefeito Oscar scheneider deve decretar estado de calamidade pública.

Em Blumenau, o exército chegou hoje do Rio de Janeiro e continua fazendo buscas por sobreviventes. O nível do rio baixos, porém ainda há ruas alagadas. Em 50 anos, não se via uma enchente parecida na cidade. Na Rodoviária de Blumenau, não entra, nem sai ônibus desde ontem.

Em Jaraguá o hospital regional está lotado de vítimas. A cidade está em estado de calamidade.


A maioria das cidades ao redor de Blumenau estão ilhadas. Gaspar, Rio do Cedro, Pomerode, Benedito, Indaial e Timbó estão com acessos bloqueados.

Volta a chover forte na região. A previsão de fortes pancadas até quarta-feira. A região está sobre-aviso. O solo está encharcado e deslizamentos estão ocorrendo a cada momento. Muitas cidades estão ainda sem luz e algumas sem água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário